Contato
Minha lista

Para preços e disponibilidade para este show, entre em contato conosco pelo info@avantgarde-prague.cz

Informações Importantes

Duração
Quando ao meio-dia
Onde? Teatro Nacional

Descrição

Quando em 1892 Tchaikovsky apresentou ao público o seu Quebra-nozes, inspirado na história de E. T. A. Hoffman, deparou-se com um aplauso instantâneo, mas talvez imaginara que a história se tornaria um fenômeno sazonal de natal. O Quebra-nozes é uma das apresentações de balé mais favoritas do mundo e suas músicas são familiares até para os laicos de teatro. O coreógrafo Youri Vàm adaptou o tema original com a canção de natal de Charles Dickens e criou uma versão independente que se tornou um sucesso anual do Teatro Nacional.

A história se situa em Londres no século XIX à época de Natal. A atmosfera é alegre e idílica, a não ser pelo malevolente agiota Scrooge, que nem no dia de natal não hesita em reivindicar as dívidas. Quando ele demite seu funcionário Bob Crachtit, este perde dinheiro e não consegue comprar de natal para sua filha Clara um quebra-nozes, a infeliz Clara vai atrás de Scrooge, para que ele lhe dê um Quebra-nozes. Só que ele quebra o quebra-nozes na frente dela. Na noite seguinte o agiota tem sonhos horríveis sobre o inferno, do qual ele é libertado pela fada de natal, que logo depois o conduz a todas as crianças do subúrbio. Scrooge sente uma alegria incontável e doa presentes a todos. E assim que ele vê ou sente o sonho, decide que é hora de realizá-lo.

A encenação de Vàm conecta uma narração educativa e empolgante com a estética clássica do balé. O coreógrafo explora também um amplo espectro de figurinos, incluindo vestimentas de época e até roupas etéreas de balé e assim a apresentação é enriquecida pela cena plástica de Michael Scott, a qual nos conduz ao ambiente misterioso da pequena cidade inglesa. As composições inesquecíveis são acompanhadas pela famosa dança dos soldados, pelo carinhoso dueto de Clara e do Quebra-nozes animado ou pela cena brincalhona de Scrooge e das crianças no segundo tempo. O Quebra-nozes, por meio da expressividade da dança e da música, transmite a mensagem sobre necessidade interior de transformação, caso estejamos extremamente centrados em nós mesmos e assim desprezamos negamos a felicidade dos outros. Provavelmente se trata de um chamado atemporal possibilitado pelo verdadeiro espírito de natal a de chegada do ano-novo, época em que qualquer espectador – fascinado também pela apresentação – sentirá a necessidade de mudança e de uma conexão mais profunda com o próximo.

A apresentação tem dois tempos. A dança é executada pelo Balé do Teatro Nacional e as crianças do Preparo para o Balé do Teatro Nacional, acompanhados pela Orquestra do Teatro Nacional e pelo Coro Infantil Kühn.

Ponto de encontro

Teatro Nacional Národní 223/2 Praha 1 – Nové Město 110 00

Opinião dos viajantes