Contato
Minha lista

Para preços e disponibilidade para este show, entre em contato conosco pelo info@avantgarde-prague.cz

Informações Importantes

Duração
Quando à noite
Onde? Teatro Musical de Karlín

Descrição

O palco do Teatro de Karlín é tomado por um silêncio sepulcral: a mais famosa tragédia romântica de todos os tempos entra em cena e se entrega a um jogo mágico de símbolos. O balé é conduzido pela batuta de Sergey Profokiev, de cuja estreia mundial no teatro em Brno já se passaram 80 anos; a coreografia da montagem atual é assinada pelo coreógrafo Petr Zuzka. Sua leitura se destaca fortemente pela poética onírica, que leva a narrativa clássica para outro nível.

O drama de Shakespeare, inspirado nas versões originais, é bastante conhecido: em uma cidade italiana do século XVI reina um litígio de anos entre os Montecchio e os Capuleto, por conta do qual as uniões matrimoniais entre pessoas das duas famílias é praticamente inconsiderável. Em um baile de máscaras organizado pelos Capuleto, Romeo Montecchio entra com uma máscara e ali se apaixona pela jovem Julieta, que posteriormente retribui a declaração de amor dele. Os dois apaixonados são abençoados pelo bondoso Frei Lourenço, cujo desconhecimento dá início a uma tragédia fatídica permeada de violência, aflição que termina com o suicídio de ambos os apaixonados.

A encenação pensada pelo coreógrafo Zuska é, porém, muito mais do que variações de dança em cima de um tema já muitas vezes encenado. Do começo ao final os espectadores são conduzidos pela Rainha Mab em encantadas vestes brancas, embora o drama original apenas a menciona brevemente, aqui ela adquire um significado crucial: ela representa o reino das desventuras, da morte, dos sonhos, para o qual ela paulatinamente convida os heróis da história e assim confere às ações deles um certo aspecto de inevitabilidade e uma profunda legitimidade. O Frei Lourenço, em vestes pretas, a personificação arquetípica da razão e da consciência, sente sua impotência toda vez que tenta lidar com a rainha ou com suas companhias; a negociação entre homens, não importa o quão virtuosa seja, no final das contas sempre se submete à misteriosa imprevisibilidade da vida. As roupas roxas dos Montecchio (dos homens) evocam precisão e coragem, enquanto as inquietantes e intrigantes roupas vermelhas dos Capuletos (das mulheres) se interpelam selvagemente e criam um contraste de repúdio e atração passional, contraste que encontra seu eco musical na Dança dos Cavaleiros de Profokiev. Não falta tampouco um matiz de humor graças ao formidável Mercúcio e ao coro de balé infantil. Acima de tudo, esta apresentação encanta os espectadores por sua atmosfera sublime que abduz a noção de tempo real e com seu balé suave e etéreo, além de mostrar a verdadeira estrela da noite: a rainha Mab.

Dançam os solistas, o coro de balé do Teatro Nacional e as crianças do Preparo para o Balé do Teatro Nacional. A música é executada pela Orquestra da Ópera do Estado.

Ponto de encontro

Teatro Musical de Karlín Křižíkova 283/10 Praha 8 – Karlín 186 00

Opinião dos viajantes