main picture 1 how to get to prague czech republic czechia

Como chegar a Praga?

Praga é a capital da República Tcheca e situa-se no coração da Europa, assim sendo chegar em Praga é fácil por todos os meios de transporte. Para este artigo, mapeamos algumas opções para se chegar na República Tcheca por avião, comboio/trem e carro e ainda informações básicas sobre autoestradas.

  • Até Praga de avião

No aeroporto Václav Havel de Praga opera uma série de empresas aéreas nacionais ou de baixo custo. Um voo de Lisboa dura em média 3 horas e meia, de outras metrópoles europeias mais próximas como Paris, Bruxelas, Genebra, Milão, aproximadamente entre 1 hora e 1 hora e meia.

De Lisboa é possível voar diretamente para Praga com duas companhias aéreas diferentes (TAP Portugal e Czech Airlines ou CSA); de Porto sazonalmente no verão com a CSA e da Ilha da Madeira sazonalmente com as companhias Smart Wings e Travel Service Airlines. Infelizmente por enquanto (setembro de 2018) não há nenhuma conexão direta entre Praga e Portugal com alguma companhia de baixo custo que opere durante o ano inteiro.

Uma opção geralmente (mas não sempre) mais econômica é voar de Portugal até um país próximo (Eslováquia, Polônia, Alemanha, Áustria ou Hungria) com uma companhia aérea de baixo custo e depois seguir viagem para a metrópole tcheca de ônibus. Portugal tem 10 aeroportos civis, dos quais 3 operam voos regulares para outras cidades próximas da Europa central: Faro, Lisboa e Porto. Para esta pesquisa, foram consideradas cidades das quais a viagem para Praga em ônibus/autocarro demore no máximo 7 horas e somente cidades que tenham ônibus para Praga direto do aeroporto. Abaixo está uma lista com as possíveis conexões indiretas (avião com companhia de baixo custo + ônibus) entre Portugal e Praga composta a partir de uma pesquisa feita em agosto de 2018:

  • Aeroporto Internacional de Faro: de Faro é possível voar para Berlin-Schönefeld ou para Viena e de um destes aeroportos ir diretamente para Praga com o ônibus da cia Regio Jet (sítio em inglês), Sazonalmente é possível voar para Budapeste e tomar o ônibus da Regio Jet diretamente deste aeroporto para Praga.

  • Aeroporto de Lisboa – além de duas possibilidades de voo direto em companhias nacionais para Praga, este aeroporto oferece algumas opções de baixo-custo. Deste aeroporto é possível voar para Berlin-Schönefeld, Budapeste ou Viena (a partir de novembro de 2018) e tomar o ônibus da Regio Jet de um destes dois aeroportos para Praga. Outra opção é voar para Cracóvia ou para Breslávia e seguir viagem de um destes dois aeroportos diretamente de ônibus com a  Flixbus (de Cracóvia ou de Breslávia) ou com a  Eurolines (somente de Breslávia) para Praga.

  • Aeroporto do Porto – além do voo sazonal para Praga, é possível voar do sazonalmente para: Viena, e deste aeroporto ir para Praga com o ônibus da Regio Jet; ou para Breslávia, e depois seguir de ônibus (Flixbus e Eurolines). O aeroporto do Porto tem ainda três opções de voos regulares de baixo custo deste aeroporto para a Europa central:  Berlin-Schönefeld ou Budapeste, aeroportos de onde partem ônibus da Regio Jet para Praga; ou para Cracóvia, de onde partem ônibus (Flixbus) para Praga.

  • Até Praga de trem/comboio

A viagem de trem é ideal para aqueles que dispõem de mais tempo e que não se incomodam com o conforto reduzido.

A maior vantagem é passar por cidades interessantes no caminho. A companhia RailEurope, uma grande distribuidora de bilhetes de comboio/trem, tem um site em português . De qualquer forma, a viagem de Portugal até as terras tchecas em comboio não é recomendável, pois que pode durar em torno de 40 horas, e custa mais caro que a viagem de avião. De qualquer forma, o site é útil para lusófonos que já estejam em território mais próximo ao tcheco (França, Alemanha, Áustria) e que desejam adquirir bilhetes de comboio. Os trens internacionais via de regra param na Estação Central de Praga ( Praha Hlavní nádraží ), que se encontra no centro da cidade há poucos minutos a pé da Praça Venceslau e que tem dentro de si uma estação de metrô da linha vermelha ( Hlavní nádraží ).

  • Até Praga de autocarro/ônibus

Caso o ponto de partida seja em Portugal ou na Espanha, fortemente não recomendamos a viagem de ônibus ou autocarro para Praga, pois que esta viagem demandaria três ônibus e duraria mais de 50 horas. Financeiramente este trajeto absolutamente não vale a pena, sem contar do ponto de vista da falta de conforto.

Caso o ponto de partida seja um país mais próximo, sugerimos alguns sítios de companhias que operam na República Tcheca e que podem eventualmente ter linhas que levam de algumas das grandes cidades destes países diretamente para Praga: Eurolines , Flixbus ou Regio Jet . A maioria das linhas desembarca os passageiros no Terminal Rodoviário Central de Florenc ( Ústřední Autobusové Nádraží Florenc ou UAN Florenc ) e algumas poucas linhas na Estação Central de Comboios/Trens de Praga ( Praha Hlavní Nádraží ), na parte superior, na avenida Wilsonova. A Estação Central de Comboios conta com uma estação de metrô dentro do prédio (estação Hlavní Nádraží ), e a rodoviária tem uma estação de metrô imediatamente em sua saída (Florenc); ambas se situam no centro de Praga. Caso pretendas realizar seu trajeto até sua hospedagem de metrô, ônibus ou bonde, leia nosso artigo sobre o transporte público de Praga para entender melhor o funcionamento das tarifas e dos bilhetes e assim não ser pego de surpresa com uma multa no primeiro dia da viagem.

  • Até Praga de carro

De Portugal esta viagem é deveras longa e cara, por isso não recomendamos. Entretanto, caso o turista se encontre em um país mais próximo, este meio de transporte se torna mais viável. As estradas tchecas não têm pedágios, mas é necessário comprar selo de autoestrada, para que se possa rodar legalmente nas estradas, que deve ser colada no vidro dianteiro do carro, na lateral.

Onde posso comprar o selo de estradas?

Estes selos estão à venda na maioria dos postos de gasolina. De acordo com o tempo de permanência no território tcheco o turista deve escolher um dos três tipos de selo: para dez dias, um mês ou um ano.

Preços :

10 dias : 310 CZK / aproximadamente 12,50 EUR

1 mês : 440 CZK / aproximadamente 17,50 EUR – válido a partir do dia estampado no selo até o mesmo dia do mês seguinte.

1 ano: 1 500 CZK / aproximadamente 58 EUR – selo, na verdade, válido por 14 meses.

Fuja das multas!

Por rodar nas estradas tchecas sem um selo permanente o motorista está suscetível a receber uma multa de 5 000 CZK ou aproximadamente 200 EUR. Definitivamente, não vale a pena.

Algumas regras ao volante na República Tcheca:

  • O limite de velocidade no país é de 130 km/h nas estradas e 50 km/h nas áreas urbanas, e os carros tem mão esquerda, como em Portugal, no Brasil e na maioria dos países lusófonos.
  • Na República Tcheca não tolera qualquer quantidade, por mais que ínfima, de álcool no sangue para aquele que dirige.

Atenção: o bonde/elétrico tem SEMPRE preferência ante aos carros.

É bom saber…

Uma lista de documentos impreterivelmente necessários para dirigir em terras tchecas:

  • Documento de identidade ou passaporte válido;
  • Carteira de motorista válida;
  • Documento do veículo;
  • “Carta verde” ( zelená karta ) ou confirmação do seguro do veículo;
  • Selo de autoestrada – caso passes pela autoestrada.

Caso pretendas alugar um carro na República Tcheca, tenhas certeza de que o carro está equipado com uma caixa de primeiros socorros adequada e equipada com aquilo que ditam as regras oficiais do país. A caixa de primeiros socorros do carro é uma regra e uma obrigação para todos os carros registrados na República Tcheca. Na ausência deste equipamento, o motorista pode ser multado em 2 000 CZK, aproximadamente 80 EUR.

A caixa de primeiros socorros para carros na República Tcheca deve impreterivelmente conter:

  • Um folheto com instruções de como agir em caso de acidente de trânsito;
  • Folha isotérmica com dimensões mínimas de 200 × 140 cm;
  • Tesoura de 15 cm com tratamento anti-corrosão com pontas arredondadas;
  • Luvas cirúrgicas embaladas;
  • Máscara de ressuscitação com válvula de respiração e filtro;
  • Atadura compressora de borracha;
  • Curativo com duas almofadas e largura mínima de 8 cm;
  • Curativo em rolo.

Informações relativas a estacionamentos em Praga podem ser encontradas aqui!

Menu